Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, com certeza já seu deu conta de que o mercado está extremamente competitivo. De um lado, o pequeno número de vagas disponíveis, de outro lado a grande quantidade de candidatos.
Como se diferenciar?
Se você pensou em um currículo extenso, com formações acadêmicas e experiência profissional, temos notícias ruins. Essa seria a maneira ideal de se destacar da concorrência – no passado.
Agora, as empresas estão em busca de muito mais do que competências técnicas mensuráveis, chamadas de hard skills. De acordo com as pesquisas de mercado recentes, as soft skills são as novas queridinhas dos empregadores.
Mas o que são essas competências?
Pense nas hard skills como todas as velhas qualidades buscadas por um empregador. Formação profissional, cursos técnicos e de especialização, domínio de idiomas estrangeiros, certificados e experiência com ferramentas de trabalho etc.
Todas essas são qualidades mensuráveis, que podem ser comprovadas e demonstradas em um pedaço de papel – no caso, através do seu currículo. Essas são qualidades que ainda fazem a diferença na hora de buscar por uma vaga de emprego.
Mas a verdade é que a maioria dos candidatos estão qualificados para as vagas. Os currículos profissionais nunca foram tão extensos e bem preparados. Então é compreensível que as empresas busquem novos parâmetros de seleção.
Soft skills: as competências do profissional do futuro
Agora, para se diferenciar no mercado de trabalho, os profissionais devem entregar mais do que um currículo de qualidade. As soft skills são competências pessoais que influenciam na forma como os colaboradores interagem no ambiente de trabalho.
Entre essas competências estão a colaboração, a flexibilidade, a comunicação eficiente, a capacidade de liderar uma equipe, a resolução de problemas complexos, a resiliência e a produtividade.
Como se preparar para o mercado de trabalho
Agora você já sabe que para conseguir aproveitar oportunidades é preciso estar na frente da concorrência. Mais do que uma formação acadêmica, é importante estar atualizado e desenvolver as competências certas.
A boa notícia é que as soft skills podem ser aprendidas e melhoradas através do esforço pessoal. Não são habilidades inatas, restritas a um grupo pequeno de profissionais.
Com o treinamento e capacitação, é possível atingir o perfil desejado pela maioria dos empregadores.
No entanto, tenha em mente que o caminho em direção ao sucesso é longo e demanda muita dedicação. Não existe caminho fácil para aqueles que desejam chegar ao topo.